ARTE TUMULAR ERÓTICA

Existe um tipo de arte , que talvez poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular com conotação erótica ou sensual. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios espalhados por várias partes do mundo, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos, que realçam as formas exuberantes da nudez, algumas vezes forte porque é sugerida e não mostrada. Esses trabalhos apresentam figuras que vão do sofrimento à sensualidade, esculpidas em formas vistosas ou discretas, recatadas ou destacando os detalhes do corpo, num acentuado lirismo límpido na inocência sensual que expressa uma certa resistência da vida em face da morte.

Helio Rubiales

O NU NA ARTE TUMULAR
A representação de uma figura nua num túmulo é sempre inquietante, instigante , envolvente e bela. Há uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a Criação em todos os sentidos, evocando o amor, a paixão e principalmente a criação do homem. Sentimos o lúdico prazer de vivenciar a nossa própria existência.

Mulheres nuas são cobertas por finos tecidos, sob os quais se deixam notar curvas de sensualidade aflorada, seios e pernas bem delineados, uma certa pureza perante a morte. Um cenário de escancarado flerte entre a vida e a morte, onde a nudez representa um estado de entrega perante o desconhecido, lugar onde não se admitem mantos e máscaras. E no lugar que faz jus à expressão "do pó vieste e ao pó retornarás", a ausência de roupas é mais do que explicada, onde nos tornamos todos iguais.

Helio Rubiales

MEMENTO, HOMO, QUÍAPULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 27 de fevereiro de 2016

ANJOS PROTETORES - Arte Tumular Erótica - 58 - Cimitière du Perè-Lachaise-Paris, França










ARTE TUMULAR
 Conjunto escultórico em granito com estatuário em bronze. A base tumular em formato de urna adentra a cabeceira tumular  numa construção com varias alegorias em relevo, tendo na parte centra dentro de uma formação ovalada o nome da família . De cada lado, como guardiãs do túmulo, esculturas de figuras femininas. A da esquerda de quem olha de frente, está com os cabelos presos e um manto cobre o seu corpo dos seios para baixo,  sua cabeça ligeiramente inclinada para baixo olhando para o túmulo, com uma das mãos segura uma guirlanda que oferece ao morto. A outra escultura, vemos uma mulher, também com os cabelos presos, mas com os seios expostos, com um manto da cintura para baixo e com uma das mãos oferece uma rosa. As figuras representam  certa nudez, formas exuberantes. A nudez é mais forte porque é sugerida e não mostrada. Na parte frontal, duas alegorias florais em bronze, uma de cada lado unidas por uma corrente protege a entrada tumular.
Local: Cimitière du Perè-Lachaise-Paris, França 
Divisão 1 (Avenida principal, perto do portão principal))
Autor: Marcel Alexander Rouillère (provável)
Fotos: www.appl-lachaise, wikipedia commons
Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário