ARTE TUMULAR ERÓTICA

Existe um tipo de arte , que talvez poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular com conotação erótica ou sensual. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios espalhados por várias partes do mundo, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos, que realçam as formas exuberantes da nudez, algumas vezes forte porque é sugerida e não mostrada. Esses trabalhos apresentam figuras que vão do sofrimento à sensualidade, esculpidas em formas vistosas ou discretas, recatadas ou destacando os detalhes do corpo, num acentuado lirismo límpido na inocência sensual que expressa uma certa resistência da vida em face da morte.

Helio Rubiales

O NU NA ARTE TUMULAR
A representação de uma figura nua num túmulo é sempre inquietante, instigante , envolvente e bela. Há uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a Criação em todos os sentidos, evocando o amor, a paixão e principalmente a criação do homem. Sentimos o lúdico prazer de vivenciar a nossa própria existência.

Mulheres nuas são cobertas por finos tecidos, sob os quais se deixam notar curvas de sensualidade aflorada, seios e pernas bem delineados, uma certa pureza perante a morte. Um cenário de escancarado flerte entre a vida e a morte, onde a nudez representa um estado de entrega perante o desconhecido, lugar onde não se admitem mantos e máscaras. E no lugar que faz jus à expressão "do pó vieste e ao pó retornarás", a ausência de roupas é mais do que explicada, onde nos tornamos todos iguais.

Helio Rubiales

MEMENTO, HOMO, QUÍAPULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRISTE FIM - Arte Tumular Erótica - 54 - Cimetière de Montparnasse, Paris, França




Detalhe

ARTE TUMULAR
A tristeza e desolação é representada pela escultura  em mármore de uma figura feminina totalmente nua, debruçada e abraçada sobre a base tumular. Chama a atenção a jovialidade e beleza do corpo, caprichosamente seguindo os seus contornos que deixam transparecer as curvas de sensualidade delineadas. Apresenta a perna esquerda flexionada, sobreposta pela outra ligeiramente esticada. Os seios estão de encontro ao túmulo, enquanto a cabeça e os braços estão jogados para a frente, mostrando claramente o desespero e desconsolo pela perda.
Local: Cemitério de Montparnasse, Paris, França
Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário