ARTE TUMULAR ERÓTICA

Existe um tipo de arte , que talvez poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular com conotação erótica ou sensual. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios espalhados por várias partes do mundo, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos, que realçam as formas exuberantes da nudez, algumas vezes forte porque é sugerida e não mostrada. Esses trabalhos apresentam figuras que vão do sofrimento à sensualidade, esculpidas em formas vistosas ou discretas, recatadas ou destacando os detalhes do corpo, num acentuado lirismo límpido na inocência sensual que expressa uma certa resistência da vida em face da morte.

Helio Rubiales

O NU NA ARTE TUMULAR
A representação de uma figura nua num túmulo é sempre inquietante, instigante , envolvente e bela. Há uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a Criação em todos os sentidos, evocando o amor, a paixão e principalmente a criação do homem. Sentimos o lúdico prazer de vivenciar a nossa própria existência.

Mulheres nuas são cobertas por finos tecidos, sob os quais se deixam notar curvas de sensualidade aflorada, seios e pernas bem delineados, uma certa pureza perante a morte. Um cenário de escancarado flerte entre a vida e a morte, onde a nudez representa um estado de entrega perante o desconhecido, lugar onde não se admitem mantos e máscaras. E no lugar que faz jus à expressão "do pó vieste e ao pó retornarás", a ausência de roupas é mais do que explicada, onde nos tornamos todos iguais.

Helio Rubiales

MEMENTO, HOMO, QUÍAPULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

EREÇÃO POST MORTEM - Arte Tumular Erótica - 55 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France






ARTE  TUMULAR
Quase não chama a atenção visto de longe. Sobre uma base tumular retangular de granito destaca uma escultura em bronze no tamanho natural representando a figura de Victor Noir, que o escultor Aimé Jules Dalou procurou retratar  com todos os detalhes, um homem deitado no chão no momento em que foi abatido no duelo, com a boca semiaberta, braços jogados para cada lado, paleto desabotoado, cartola jogada ao lado. Porém o que chama mais a atenção na escultura é uma ereção bem pronunciada entre as pernas, que poderia ser considerada pelo realismo e detalhes do escultor, uma ereção pronunciada entre as pernas ,uma grande ereção post mortem, um priapismo habitual nos cadáveres de homens que foram executados. 
O seu túmulo acabou virando símbolo de fertilidade e uma série de histórias criadas no tempo. Note algumas partes da escultura, mais  claras na foto, onde normalmente as pessoas, de tanto passarem as mãos,(nariz, lábios, queixo, entre as pernas e sapatos) acabam dando um polimento natural no bronze.
Esse túmulo tornou-se um  dos monumentos mais populares para as mulheres na visita ao cemitério. O mito diz que a colocação de uma flor no chapéu superior virado para cima depois de beijar a estátua nos lábios e esfregando sua área genital irá melhorar a fertilidade 
Observação
Em 2004, uma cerca foi erguida em torno da estátua de Noir, para dissuadir as pessoas supersticiosas de tocar a estátua. No entanto, devido a supostos protestos da "população feminina de Paris", não deu resultado.
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 92
GPS (lat/lon):  48.86113, 2.39646
Autor: Aimé Jules Dalou 1870
Fotos : Findgrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário